Quando crianças temos o pediatra como médico de referência. Ele acompanha sua história,
seu desenvolvimento. Este pediatra é quem gerencia a saúde da criança e determina a necessidade de procurar algum especialista.
Ao crescermos o Clínico passa a ser essa referência, garantindo que continuemos seguindo
com saúde. Embora muitos, nesse momento, não valorizem a importância desse acompanhamento e só percebam a sua extrema importância quando procuram atendimentos de emergência.
O Clínico atua fazendo o acompanhamento da saúde da pessoa, prevenindo este tipo de
cenário. Desta forma o médico generalista tem o papel fundamental de estabelecer medidas preventivas, ao invés de curativas. Ele possui competências para resolver a maioria das enfermidades e apenas se necessário realiza o encaminhamento a um especialista, como um cardiologista ou endocrinologista, por exemplo.
Geriatria é a especialidade médica que integra a gerontologia (estudo dos fenômenos
fisiológicos, psicológicos e sociais relacionados ao envelhecimento do ser humano). Tem como objetivo a promoção de saúde, prevenção de doenças, reabilitação funcional e cuidados paliativos.
O geriatra é o médico que se especializou nas particularidades do envelhecimento, é a pessoa
ideal para dar seguimento ao trabalho do médico clínico, lidando com os quadros comuns nesta fase da vida, tais como: problemas de memória, alterações do sono, alterações de comportamento, uso crônico de medicamentos, dores crônicas das articulações, hipertensão arterial, diabetes, obesidade, osteoporose, vacinação entre outros. Sempre visando promover qualidade de vida!